quinta-feira, 23 de março de 2017

curso marketing juridico

Obviamente, num mercado em constante evolução, a competitividade chegou também ao setor das bancas jurídicas. Os escritórios – principalmente os maiores – foram ganhando espaço e volume, o que lhes possibilitou investimentos em infra-estrutura e tecnologia, crescimento constante e, conseqüentemente, uma oferta cada vez maior de serviços com qualidade e muito semelhantes para todos os clientes, o que resultou em uma concorrência cada vez mais acirrada também nesse setor.

Diante desse novo cenário, faz-se necessário, cada vez mais, a utilização do marketing jurídico para solidificar a imagem dos escritórios, visando tanto a conquista quanto a fidelização dos clientes. Essa é uma ferramenta essencial para a sobrevivência das bancas em um cenário competitivo e globalizado.
 No entanto, o chamado marketing jurídico tem características e peculiaridades muito distintas das outras áreas do marketing. Com o objetivo de zelar pela ética e transparência nas relações advogado-cliente e garantir a legitimidade das ações dos escritórios com relação à captação de clientes, a Ordem dos

Advogados do Brasil (OAB) tem, em seu Código de Ética e Disciplina, um capítulo dedicado exclusivamente à publicidade das bancas. Nele, várias ferramentas e ações de publicidade, comunicação e marketing são vetadas e legalmente consideradas antiéticas. 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral Diante de todo o contexto apresentado, o objetivo principal desse estudo é analisar as influências das normas da

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Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na estruturação de estratégias de fidelização mercadológica para escritórios de advocacia. 2.2 Objetivos específicos A partir do objetivo geral descrito acima, traçamos os seguintes objetivos específicos: -

 Analisar a bibliografia existente sobre marketing jurídico, principalmente artigos publicados dos principais especialistas do país no assunto; - Levantar técnicas e ferramentas de marketing e comunicação que estejam dentro do contexto permitido pela OAB e que possibilitem, aos escritórios, obter maior visibilidade e diferenciação, e construir uma marca mais forte e consolidada; - Analisar o Código de Ética do Conselho Federal da OAB com relação à questão do marketing, da comunicação e publicidade; - Verificar como funciona, quem são os profissionais, quais são os investimentos e outros aspectos da área de marketing de alguns escritórios do país.

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